quinta-feira, 19 de julho de 2012

Sequência Didática

Situação Didática para a Educação Infantil.
                                         
OBJETIVOS:
·         Construir uma boa imagem mental sobre números, operações numéricas e as contagens orais como ferramentas necessárias para o seu cotidiano.
·         Estabelecer relações de maior e menor entre os números, conforme um’’ vem antes “ou” vem depois “do outro na série numérica”.
·         Brincar, expressando emoções, sentimentos, pensamentos, desejos, necessidades, expressar suas idéias e avançar no seu processo de construção de significados, enriquecendo sua capacidade expressiva.

TEMPO PREVISTO:
Três aulas.
PÚBLICO ALVO:
Pré II (crianças entre 5 e 6 anos).
AÇÕES PREVISTAS:
Sistema de Numeração Decimal.
ATIVIDADES A SEREM APLICADAS:
1ª AULA:
Colocar os alunos sentados em círculo e apresentar a eles o DVD Xuxa só para baixinhos com a música “passeio dos patinhos”, cantarem juntos, gesticulando e fazendo as representações numéricas com os dedinhos das mãos. Oferecer à classe materiais concretos como: canudos coloridos tampinhas para que possam representar quantidades que aparecem na letra da música após indagações como: Quantos patinhos foram passear Quantos voltaram quando a mamãe chamou pela primeira vez?...Mostrando também a escrita formal dos números representados.
2ª AULA:
Realizar no pátio a brincadeira “marcha soldado” com a música “um, dois feijão com arroz; três quatro, feijão no prato; cinco seis, molho inglês; sete oito café com biscoito; nove, dez, comer pasteis, para melhor fixação da seqüência numérica, representando essa mesma seqüência com objetos concretos: colar de contas, canudos coloridos , pedrinhas...Com a ajuda do professor, agrupar os números tentando estabelecer relações de maior e menor conforme um vem antes ou depois do outro na série numérica.
3ª AULA:
O Professor deverá confeccionar antecipadamente um álbum de gravuras em tamanho grande, para que fique legível para toda turma, fixando também na parede uma tabela numérica correspondente aos números de aspectos a serem completados no álbum. No centro da sala serão dispostas todas as figurinhas e o álbum para que cada criança participe. Poderão escolher a figura que quiser aleatoriamente, cada aluno terá sua vez e quando encontrar o local exato da figurinha, fazendo a correspondência do número que está no espaço vazio com o número representado pela figura, fará a colagem e marcará na tabela numérica o número preenchido no álbum, fazendo sua leitura, observando assim que os números se dispõem numa seqüência lógica.
RECURSOS:
DVD, músicas, canudos coloridos, tampinhas, brincadeiras, colar com contas coloridas ou macarrão, corpo do aluno, números feitos em EVA, álbum, figurinhas e tabela numérica.
AVALIAÇÃO:
Observar a participação de cada aluno registrando os conhecimentos e as dificuldades que apresentam no início da seqüência didática e comparar com o desempenho mostrado no final da 3ª aula.
REFERÊNCIA BIBLIOGRÁFICA:
XUXA SÓ PARA BAIXINHOS.Áudio Dolby Digital. São Paulo,SP:SOM LIVRE, GLOBO VIDEO.


Nenhum comentário:

Postar um comentário