Sequência Didática
Tema: Situações didáticas criativas
Público alvo: 3º ano do Ensino Fundamental
Justificativa:
Diante das dificuldades apresentadas por alguns alunos em ler,
interpretar e resolver atividades envolvendo problemas com as quatro operações
percebemos a necessidade de uma mudança na mediação, bem como uma efetiva
valorização dos saberes já construído, por isso, desenvolvemos uma proposta de
trabalho envolvendo atividades significativas com materiais concretos,
facilitando assim a compreensão e resolução das atividades propostas.
Tempo estimado:
Quatro aulas distribuídas em quatro dias consecutivos.
Conteúdo:
Problemas envolvendo adição, subtração, multiplicação e divisão.
Materiais utilizados:
ü Baú;
ü Brinquedos;
ü Saco plástico transparente;
ü Ábaco;
ü Caixa de contagem;
ü Cédulas;
ü Caixas;
ü Gráfico em cartolina;
ü Lápis de cor;
ü Roleta em isopor;
ü Papel sulfite.
Objetivo Geral;
Compreender e solucionar situações problema que envolva a idéia de
adição, subtração, multiplicação e divisão no seu cotidiano e em situações que
promovam o interesse coletivo.
Objetivos específicos:
ü Compreender a idéia de somar, subtrair, multiplicar e dividir.
ü Ler e interpretar situações problema.
ü Resolver problemas envolvendo as quatro operações.
ü Desenvolver o raciocínio lógico matemático.
Desenvolvimento:
1º Dia
Apresentação de um baú mágico com brinquedos onde as crianças irão
agrupá-los por espécie e colocá-los dentro de sacos transparentes e registrar o
número da quantidade de cada brinquedo em uma ficha afixada no saco, depois
irão representar essa quantidade num gráfico. Em seguida, o educador criará
situações problemas de adição com os dados dos brinquedos obtidos no gráfico
para as crianças resolver estas situações com auxilio do ábaco.
2º Dia
Retomada ao baú mágico para exposição dos brinquedos e montagem de
uma loja, onde as próprias crianças determinarão os valores monetários
atribuídos a cada produto para realização de um comércio utilizando modelos de
cédulas já trabalhadas em sala de aula, onde alguns alunos irão comprar os
brinquedos e outros serão os vendedores, sendo trabalhadas as operações de
adição e subtração através do pagamento do troco das mercadorias
comercializadas. Após aplicar atividade xerocopiada.
3º Dia
Retomando o baú mágico para que cada criança pegue um brinquedo e
consulte no gráfico a quantidade correspondente, depois irá girar a roleta
numérica e o número no qual a agulha da roleta parar deverá ser multiplicado
pelo número da quantidade do brinquedo escolhido, devendo o aluno contar com o
auxilio da caixa de contagem para realizar as operações.
Obs.: Pedir que as crianças tragam brinquedos para a próxima aula.
4º Dia
Juntar os brinquedos trazidos pelas crianças com os já existentes
no baú e contá-los. Depois pegar quatro caixas e colocar as crianças em círculo
para dividir os brinquedos, onde eles irão distribuir igualmente nas caixas e ver
quantos brinquedos ficou em cada uma, repetir os procedimentos alternando a
quantidade de caixas para a divisão. Aplicar atividade xerocopiada.
Avaliação:
Será continua e processual onde a criança será observada a partir
de sua participação ativa nas atividades propostas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário