TÍTULO: Focando a
relação intrínseca entre Literatura e Matemática.
PÚBLICO
ALVO: Alunos do 2º
Ano do Ensino Fundamental – 06 e 07 anos.
JUSTIFICATIVA:
Construímos um projeto de trabalho que dá ênfase a importância da
união entre as duas disciplinas, Língua Portuguesa e Matemática, pois se em qualquer área de conhecimento a
leitura deve possibilitar a compreensão de linguagens diversas, na Matemática
ela se faz essencial. Partindo desse pressuposto compreendemos que os livros de
literatura infantil representam um excelente recurso didático que podem ser
utilizados em diversas disciplinas e seguimento escolar, pois proporciona uma
aprendizagem de forma lúdica; contextualizando as experiências prévias dos
alunos com a linguagem da matemática.
OBJETIVO
GERAL:
Ø
Este
projeto visa buscar através do uso das literaturas infantis, a conexão com a Matemática,
buscando desenvolver no educando a capacidade de interpretação referente à
resolução de problemas, além disso, estimular e desenvolver o raciocíno lógico do educando contextualizando os
cálculos através da ficção infantil.
OBJETIVOS
ESPECÍFICOS:
Ø
Estimular
o hábito da leitura.
Ø
Desenvolver
o raciocínio lógico e a criatividade.
Ø
Estimular o pensamento crítico.
Ø
Interpretar e resolver
situações problemas.
Ø
Relacionar
idéias matemáticas à realidade.
CONTEÚDOS
Ø
Probleminhas
envolvendo adição e subtração.
Ø
Gênero
textual: Literatura Infantil.
METODOLOGIAS:
A metodologia desenvolvida neste
projeto é a da problematização para despertar nas crianças o senso crítico e
autonomia de pensamento, sendo aplicada a conexão entre a Literatura Infantil e
a Matemática, pois trabalhar com a literatura se faz um material riquíssimo e
atrativo para os educandos compreenderem e familiarizarem-se mais com a
linguagem matemática.
As atividades desenvolvidas visam
auxiliar no processo ensino-aprendizagem de forma prazerosa e significativa.
1ª
etapa
Apresentar para a turma os livros de
história a serem trabalhados no projeto. Após, realizar a leitura da história
do primeiro livro “Como se fosse dinheiro - Ruth Rocha,” explorando cada página
com emoção de forma que envolva os alunos e os levem a compreender todo
conteúdo da história. Logo após, passar o livro às mãos das crianças para que
eles possam explorar todas as suas partes e trabalhar com o reconto feito pelos
alunos observando cada detalhe.
2ª etapa
Apresentar
situações problemas envolvendo os personagens da história e enredo, fazendo um
paralelo com situações matemáticas do cotidiano para serem resolvidos de forma
compartilhada na lousa, se
necessário utilizar material manipulável, socializando as várias formas possíveis de se encontrar a solução.
3ª
etapa
Em
dupla, os alunos deverão resolver três situações que envolvam problemas
matemáticos, utilizando diferentes formas de resolução, usando a criatividade e
os conhecimentos adquiridos.
4ª etapa
Apresentar
uma história baseada no livro “Dez Sacizinhos - Tatiana Belinky”, através de
slides, onde será explorada a história através de situações problemas
envolvendo o enredo.
5ª etapa
Dramatizar
a história com os próprios educandos para revisar as situações problemas.
Depois, eles irão criar probleminhas com os personagens e apresentá-lo para os
outros grupos.
6ª etapa
Orientar
a turma para criar situações problemas com ilustrações e expor em painel.
7ª etapa
Apresentar
em slides o jogo “Na trilha do tesouro” para efetiva confecção em papel
cartolina do traçado das etapas da trilha e os alunos em dupla deverá elaborar
situações problemas envolvendo as duas operações matemáticas estudadas, para
serem usadas como recursos na trilha do tesouro. Explicar as regras do jogo e
utilizá-lo como material didático enriquecendo ainda mais a aprendizagem
significativa dos educandos.
RECURSOS:
Ø
Humanos: professor e aluno.
Ø
Materiais: livros de história, televisão, DVD,
materiais manipuláveis, dados, tampinhas, lápis, cola, material para pintura,
borracha e papéis diversos.
DURAÇÃO:
Ø Três aulas semanais com 50 minutos de
duração, durante três semanas.
PRODUTO
FINAL:
Confecção de jogo da trilha do tesouro envolvendo probleminhas.
Confecção de jogo da trilha do tesouro envolvendo probleminhas.
AVALIAÇÃO:
Através da observação da participação direta
e do interesse em realizar as atividades propostas.
REFERÊNCIAS
Belinky, Tatiana. Dez Sacizinhos. Editora Paulinas.
MENEZES, Norma. COSTA, Elairdes. Brincando e Construindo. Editora Casa
de Letras.
Nenhum comentário:
Postar um comentário