terça-feira, 17 de julho de 2012

Projeto de trabalho


TÍTULO: Focando a relação intrínseca entre Literatura e Matemática.

PÚBLICO ALVO: Alunos do 2º Ano do Ensino Fundamental – 06 e 07 anos.

JUSTIFICATIVA:

Construímos um projeto de trabalho que dá ênfase a importância da união entre as duas disciplinas, Língua Portuguesa e Matemática, pois se em qualquer área de conhecimento a leitura deve possibilitar a compreensão de linguagens diversas, na Matemática ela se faz essencial. Partindo desse pressuposto compreendemos que os livros de literatura infantil representam um excelente recurso didático que podem ser utilizados em diversas disciplinas e seguimento escolar, pois proporciona uma aprendizagem de forma lúdica; contextualizando as experiências prévias dos alunos com a linguagem da matemática.

OBJETIVO GERAL:

Ø  Este projeto visa buscar através do uso das literaturas infantis, a conexão com a Matemática, buscando desenvolver no educando a capacidade de interpretação referente à resolução de problemas, além disso, estimular e     desenvolver o raciocíno lógico do educando contextualizando os cálculos através da ficção infantil.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS:

Ø  Estimular o hábito da leitura.
Ø  Desenvolver o raciocínio lógico e a criatividade.
Ø  Estimular o pensamento crítico.
Ø   Interpretar e resolver situações problemas.
Ø  Relacionar idéias matemáticas à realidade.
CONTEÚDOS

Ø  Probleminhas envolvendo adição e subtração.
Ø  Gênero textual: Literatura Infantil.

METODOLOGIAS:

A metodologia desenvolvida neste projeto é a da problematização para despertar nas crianças o senso crítico e autonomia de pensamento, sendo aplicada a conexão entre a Literatura Infantil e a Matemática, pois trabalhar com a literatura se faz um material riquíssimo e atrativo para os educandos compreenderem e familiarizarem-se mais com a linguagem matemática.
As atividades desenvolvidas visam auxiliar no processo ensino-aprendizagem de forma prazerosa e significativa.

1ª etapa

Apresentar para a turma os livros de história a serem trabalhados no projeto. Após, realizar a leitura da história do primeiro livro “Como se fosse dinheiro - Ruth Rocha,” explorando cada página com emoção de forma que envolva os alunos e os levem a compreender todo conteúdo da história. Logo após, passar o livro às mãos das crianças para que eles possam explorar todas as suas partes e trabalhar com o reconto feito pelos alunos observando cada detalhe.

2ª etapa

Apresentar situações problemas envolvendo os personagens da história e enredo, fazendo um paralelo com situações matemáticas do cotidiano para serem resolvidos de forma compartilhada na lousa, se necessário utilizar material manipulável, socializando as várias formas possíveis de se encontrar a solução.



3ª etapa
Em dupla, os alunos deverão resolver três situações que envolvam problemas matemáticos, utilizando diferentes formas de resolução, usando a criatividade e os conhecimentos adquiridos.
4ª etapa
Apresentar uma história baseada no livro “Dez Sacizinhos - Tatiana Belinky”, através de slides, onde será explorada a história através de situações problemas envolvendo o enredo.
5ª etapa
Dramatizar a história com os próprios educandos para revisar as situações problemas. Depois, eles irão criar probleminhas com os personagens e apresentá-lo para os outros grupos.
6ª etapa
Orientar a turma para criar situações problemas com ilustrações e expor em painel.
7ª etapa
Apresentar em slides o jogo “Na trilha do tesouro” para efetiva confecção em papel cartolina do traçado das etapas da trilha e os alunos em dupla deverá elaborar situações problemas envolvendo as duas operações matemáticas estudadas, para serem usadas como recursos na trilha do tesouro. Explicar as regras do jogo e utilizá-lo como material didático enriquecendo ainda mais a aprendizagem significativa dos educandos.
RECURSOS:

Ø  Humanos: professor e aluno.
Ø  Materiais: livros de história, televisão, DVD, materiais manipuláveis, dados, tampinhas, lápis, cola, material para pintura, borracha e papéis diversos.

DURAÇÃO:
Ø  Três aulas semanais com 50 minutos de duração, durante três semanas.

PRODUTO FINAL:
Confecção de jogo da trilha do tesouro envolvendo probleminhas.

AVALIAÇÃO:
Através da observação da participação direta e do interesse em realizar as atividades propostas.

REFERÊNCIAS


Ruth, Rocha.  Como Se Fosse Dinheiro. Editora FTD.

Belinky, Tatiana. Dez Sacizinhos. Editora Paulinas.

MENEZES, Norma. COSTA, Elairdes. Brincando e Construindo. Editora Casa de Letras.

Nenhum comentário:

Postar um comentário