sexta-feira, 20 de julho de 2012

Projeto bimestral


TÍTULO: O Mundo Mágico das Fábulas
TEMA: Reescrita de fábulas.
PÚBLICO ALVO: Alunos do 5º Ano do Ensino Fundamental – 09 e 10 anos
DURAÇÃO: 02 meses.

JUSTIFICATIVA:
Sabe-se que um dos principais problemas na educação da atualidade é a dificuldade que os educandos têm de ler e produzir textos. Essa é uma reclamação constante não só pelos professores da disciplina Língua Portuguesa, mas de toda a categoria docente.
A turma do 5º ano da Escola Municipal Josaphat Carlos Borges, na qual realizamos nossa pesquisa de campo apresentou esse mesmo problema em suas produções textuais, por isso, se faz necessária uma urgente intervenção a esse respeito. 
Para tanto, é necessário que se desenvolva uma compreensão primeira sobre o próprio ato de ler, envolvendo os vários tipos de leitura que se pode fazer e os objetivos de cada um deles. Depois, há de se esclarecer as várias técnicas que existe para se produzir um texto, levando sempre em consideração sua estrutura de introdução, desenvolvimento e conclusão, que foi onde os educandos apresentaram mais dificuldades em suas produções.

OBJETIVO GERAL:
Ø  Estimular nos alunos o prazer pela leitura, possibilitando o acesso a diferentes materiais de leitura e a ações de estímulo ao comportamento de bom leitor para ampliar o seu vocabulário com vistas às produções escritas.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS:
Ø  Observar a estrutura dos textos apresentados e utilizá-las em suas produções.
Ø  Valorizar os espaços de leitura e suas produções.
Ø  Reescrever o conto escolhido mudando o personagem principal.
Ø   Apropriar-se das características discursivas do gênero conto.
Ø  Planejar, produzir e revisar os textos.

CONTEÚDOS:
Ø  Linguagem escrita e produção de texto.
Ø  Produção de texto oral com destino escrito.
Ø  Estrutura e organização de textos.

RECURSOS:
Ø  Livros diversos que contenham fábulas de Esopo e Monteiro Lobato.
Ø   Cópias das versões.

METODOLOGIAS:
1ª etapa
Explore com os alunos fábulas diversas, para que eles conheçam características e recursos do gênero. Explique que o material que será produzido deverá ser organizado em um livro para ser doado à biblioteca da escola.

2ª etapa
Leve os educandos ao laboratório de informática para realizar a leitura de uma fábula de Esopo e outra de monteiro Lobato, onde será explorado a versão e os recursos textuais utilizados pelos autores.

3ª etapa
Entregue fichas xerocopiadas de uma fábula nos grupos para eles ordenarem o texto e apresentá-lo como ficou para os outros grupos. Explore a coerência do texto e a importância dos sinais de pontuação.

4ª etapa
Oriente os discentes para realizar a leitura da fábula trabalhada anteriormente e crie outra moral para o texto. Peça que pesquisem uma fábula e tragam para a próxima aula.

5ª etapa
Forme grupos e oriente os alunos que escolham uma das fábulas e escreva sua própria versão da fábula escolhida, alterando o início da história.

6ª etapa
Peça que os estudantes recontem a fábula oralmente antes de escrevê-la, propondo que realizem as alterações e correções. Este é o momento certo para explicar a eles a importância de criar elementos em suas produções, colocando marcas pessoais na hora da redação.

7ª etapa
Questione os educandos sobre os episódios que não podem faltar. Faça perguntas como "O que colocamos no primeiro momento?". Se houver dificuldade na percepção desses elementos, sugira a consulta aos textos de referência e busque com os alunos os indicativos de apresentação dos personagens, por exemplo.

8ª etapa
Entregue cópias xerografadas de uma fábula nos grupos para que eles possam realizar a leitura, em seguida, recolha a história e entregue um livro, apenas com as cenas da fábula para que eles reescrevam a história à sua maneira. Faça intervenções para que o texto tenha coerência, coesão e sinais de pontuação adequados.

9ª etapa
Organize junto com os estudantes fantoches para apresentar a reescrita das fábulas para os demais grupos.

10ª etapa
Forme duplas para produzir uma fábula, circule pela sala e faça intervenções, perguntando o que já escreveram e o que falta, pois o processo de reescrita exige mudanças.


11ª etapa
Recolha os textos e analise as produções. Em uma folha à parte, anote os aspectos que precisam ser revistos pelas crianças, para usar na etapa seguinte.


12ª etapa
Devolva o material as duplas e peça que o revisem. Para ajudar, escolha uma produção para ser discutida coletivamente. Assuma a função de escriba e divida o quadro em três partes: na primeira, escreva o planejamento elaborado pela turma. Deixe o meio para a reescrita e, na última parte, transcreva o texto selecionado. Para fazer os ajustes necessários, vá fazendo interrogações como "Isso está repetitivo?". Nas situações conflitantes, proponha a consulta aos escritos de referência, para que percebam como os autores resolveram o problema detectado.

13 ª etapa
Organize as produções das fábulas feitas pelas duplas e monte um livro junto com eles. Oriente como fazer a capa e índice do livro.

PRODUTO FINAL
Livro de fábulas da turma com uma tarde de autógrafos para os pais e comunidade.

AVALIAÇÃO:
Em todas as atividades de leitura e escrita realizadas, será observada a pontuação, a ortografia, a organização do enredo, as características do gênero proposto e a sequência temporal, levando em consideração o envolvimento dos alunos nas atividades propostas, os avanços no processo de leitura e escrita e se a metodologia utilizada alcançou os objetivos propostos.

REFERÊNCIAS:



GARTNER, Hans.12 Fábulas de Esopo. Ed. Ática.

 LOBATO, Monteiro. Fábulas. Ed. Globo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário